Como aprender inglês ouvindo música – dicas divertidas

Como aprender inglês ouvindo música – dicas divertidas

Tempo de leitura: 4 minutos


Será que é possível aprender inglês ouvindo música? Sim, é possível, desde que a música seja mais uma ferramenta do seu aprendizado, e não apenas a única.

Na verdade, cada estilo musical traz uma linguagem própria. Assim, a do rock é mais agressiva. A do jazz, poética. A do hip hop, contestadora. O importante é reconhecer esse fato e saber que não se pode transportar para uma conversa todas as palavras e expressões que ouvimos numa canção. Muitas vezes, o linguajar será inadequado.

No entanto, as músicas podem auxiliar, e muito, o seu aprendizado da língua, pois elas estimulam o cérebro a reconhecer expressões e palavras e, também, enriquecem bastante o vocabulário.

Além disso, o modo como as expressões e sentenças são pronunciadas nas músicas ajuda o aluno a perceber o que chamamos de connected speech, ou seja, aquelas conexões que existem na língua inglesa e fazem com que a linguagem flua de modo mais rápido e natural, mas deixam o discurso incompreensível para quem não tem muita experiência com o idioma.

Ou seja, aprender inglês ouvindo música é, também, aprender a ouvir e entender.

Mas como aprender inglês ouvindo música?

Confira nossas dicas a seguir para saber como levar esse estudo adiante.

Escolha uma música que você realmente goste de ouvir

Pode parecer uma coisa óbvia, mas se você optar por um estilo ou um artista que não sejam do seu agrado, apenas por modismo ou porque alguém indicou, o estudo vai ser tão chato quanto um livro de gramática.

Sendo assim, escolha músicas que você curta e pelas quais realmente se interesse. Não importa o estilo, nem o artista. A única coisa que importa é que a letra seja em inglês.

Copie a letra da música

Após escolher a música que você quer ouvir, procure a sua letra na internet e a imprima. Ou então copie. Nesse caso você estará também exercitando a prática da cópia, o que é bom, pois ajuda a fixar as palavras. Pode ser no computador ou a mão, num caderno.

7 Dicas Infalíveis para Aprender Inglês

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente o e-book.>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Concluído o trabalho, primeiro leia tudo e tente imaginar como a música se encaixa naqueles versos. Depois ponha a música para tocar e acompanhe a letra cantada pelo artista. Divirta-se.

Fique atento aos chunks of language

Durante a execução da música, ou mesmo antes e depois, quando estiver apenas lendo a sua letra, observe as frases e, também, as palavras e expressões que estão sendo utilizadas. É possível que você encontre alguns chunks of language.

Mas o que é isso?

Chunk of language é um grupo de palavras ou uma sentença que nós aprendemos sempre em conjunto. Quando falamos, as palavras vêm em sequência na nossa memória, como se fossem uma coisa só.

E as músicas estão cheias de exemplos assim.

Por exemplo, na música “One and only”, da cantora Adele, podemos encontrar diversos chunks of languages que são muito mais úteis para o aprendizado do que as palavras de modo isolado. Veja só:

“Why it’s taken me so long” (“Por que me tomou tanto tempo”);
“Give me a chance” (“Me dê uma chance”);
“I dare you to” (“Duvido que você”/ “Desafio você”).

Tente encontrar outros exemplos.

Não se preocupe com as regras gramaticais

Quando estiver acompanhando as letras para aprender inglês ouvindo música, não fique focado na gramática. Afinal, os compositores normalmente não se preocupam com as regras gramaticais quando escrevem uma letra musical.

Acima de tudo, o que eles querem é expressar seus sentimentos. E, quando casam a letra com a melodia, precisam respeitar o ritmo, o tempo, a cadência. Pode ser que não sobre espaço aí para uma construção bem feita gramaticalmente.

O exemplo mais famoso de todos os tempos é da música “Imagine”, de John Lennon: “And no religion too” (“E também nenhuma religião”). O certo seria: “And also no religion”.

Mas quem se importa com isso?

Apenas escute a música

Após escrever a letra, analisar as frases e entender a música de um modo geral, sua próxima tarefa será apenas ouvi-la. Nada mais. Toda vez que ouvir a sua música, fique atento aos dizeres e procure incorporar aquilo tudo, como se fosse uma música em português. Quando sentir que ganhou domínio em uma determinada letra, escolha outra e faça tudo novamente.

Viu, só! Aprender inglês ouvindo música pode ser algo bem prazeroso e divertido. Então, não perca mais tempo e comece a colocar tudo em prática agora mesmo!

Quer fazer um curso online?

Aumentar o seu valor como profissional. Ter mais oportunidades de emprego. Ganhar mais. Tudo isso acontece quando você domina o inglês.

A boa notícia é que você pode aprender a falar inglês de verdade num curto espaço de tempo, sem se preocupar em decorar regras gramaticais. Mesmo que você só tenha 30 minutos livres por dia.

Quer saber mais? Então clique no link abaixo:

Quero conhecer o curso!

Good luck!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *