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Existem problemas que podem afetar sua pronúncia em inglês.
Quando a gente começa a estudar um idioma estrangeiro, pode haver certo tipo de resistência, principalmente com relação à pronúncia das palavras. É porque o cérebro já está acostumado com a língua materna. Mas isso não é motivo para desanimar.
A melhor forma de melhorar a pronúncia é escutar bastante e com frequência o idioma falado por nativos, mesmo que seja a partir de músicas e diálogos em filmes. É um ótimo exercício, além de muito divertido. Experimente.
Além disso, é preciso estar atento aos erros, especialmente no início da prática, para que eles não se tornem vícios de linguagem.
Problemas que podem afetar sua pronúncia em inglês.
Veja cinco problemas muito comuns para o aluno iniciante com relação à pronúncia em inglês:
1. A pronúncia do “th”
Para pronunciar corretamente o “th” é preciso soprar colocando a língua entre os dentes. Como esse som não existe no português, muita gente acaba substituindo o “th” pelo “d” ou pelo “f”.
No inglês, o “th” tem duas pronúncias distintas: vocalizada e não vocalizada.
Eis alguns exemplos da pronúncia vocalizada: this, their, father, mother, brother.
E da pronúncia não vocalizada: theater, teeth, thirsty, Thursday.
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2. A pronúncia do “r”
A pronúncia do “r” no inglês é arrastada e dramática. Muitas pessoas a comparam com o nosso sotaque caipira. Por exemplo: “porrrrrrrrta”.
O som é esse mesmo, tanto no início quanto no final da palavra.
Note que o som do “r” nunca deve ser confundido com o som do “h”. Aliás, o som desse é parecido como o do “r” em português. Veja os exemplos: home, house, holy, hunter.
Pratique com esses exemplos: were, terrible, regular, red, room.
3. A pronúncia do “s”
É preciso muito cuidado com as palavras que começam com “s”. Brasileiros tendem a pronunciá-las com “es”. Por exemplo, na palavra “student”: a pronúncia certa é “sssssstudent”, e não “estudent”.
A dica, nesse caso, é prolongar um pouco e enfatizar o “s” inicial. Com a prática, a pronúncia ficará perfeita.
Pratique com os exemplos: sport, story, special, scandal, spirit.
4. Escrita diferente, pronúncia semelhante
Outra grande dificuldade dos estudantes brasileiros é notar a diferença entre palavras com pronúncia semelhante. Veja alguns exemplos:
dad/ dead;
man/ men;
seat/sit;
these/this.
A diferença de pronúncia dessas palavras é sutil e pode não ser percebida pelo aluno iniciante. Não sabe o significado de alguma? Procure no dicionário.
5. Pronúncia de consoantes no final das palavras
Este é outro aspecto estranho para os brasileiros: palavras que terminam em consoantes, como “b”, “d”, “g”, “p”, “t” e “k”. Por isso, não é raro que o aluno coloque inconscientemente uma vogal na pronúncia para que a palavra tenha um som mais familiar.
Desse modo, palavras como rock se transformam, erradamente, em “rocki”.
Para acabar com isso, treine bastante a ênfase na última consoante sem acrescentar nenhum som de vogal.
Experimente fazê-lo com as seguintes palavras: red, rock, big, sleep, eight, dad.
É isso.
Você também comete esses erros? Então agora já sabe o que fazer para evitá-los. Tenha determinação e estude bastante para alcançar a fluência perfeita!
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